Tudo que você precisa saber sobre blogs!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Famosos na Blogsfera!


A blogosfera é uma esfera interessante: uns amam, outros odeiam; ao mesmo passo em que uns buscam lucro (e muitas vezes alto), outros enxergam blogs como meio de desabafo ou simplesmente um lugar para “conversar sozinho” - sim, um monólogo. Com isso, até mesmo algumas celebridades se sentem atraídas. Segue uma lista delas:

NE: Se os blogs REALMENTE são atualizados pelos artistas, eu não posso assegurar.

Fonte: http://www.iftk.com.br/wordpress/famosos-que-tem-blog-e-blogam.html


Adidas Adere Blog como Meio de Comunicação!

Gosto muito quando me deparo com alguma marca aderindo a blogs como meio de comunicação, mas claro, a marca tem que ter o que dizer. Demorou muito para isso acontecer, mas aos poucos muitas marcas tem utilizado o blog como um canal direto com seu consumidor.

A adidas não só criou apenas um, mas dois blogs com conteúdos relevantes ao seu público:

O adiblog é focado em esportes e investe no conteúdo com notícias de várias categorias esportivas, indo do futebol à ginástica. Traz novidades sobre os esportistas nacionais e internacionais patrocinados pela marca e também fala asobre lançamentos de produtos e detalhes de eventos esportivos que rolam por aqui e no exterior.

adiblog

O segundo blog é o Blog Originals, que é focado na marca adidas Originals e o conteúdo é sobre arte, moda, música, festas, campanhas publicitárias e comportamento. Tem enquete e uma lista de links de parceiros


blog originals.

Blogs se Afirmam como Meios de Comunicação Científica

Web logs ou blogs são as mais recentes ferramentas que cientistas estão usando para comunicar suas idéias com outros cientistas e com o público em geral. Nos últimos anos tem aumentado progressivamente o número de blogs voltados para as ciências.

De acordo com o site indexador de blogs Technorati, entre os milhões de blogs, há cerca de 2.500 blogs científicos em ciências da saúde e cerca de 20 mil com perfil pseudocientífico, pois não são necessariamente mantidos por instituições acadêmicas. Destes últimos, ao redor de mil a 1,2 mil são escritos por estudantes de pós-graduação, pós-doutores, professores universitários, professores de ciências e alguns por jornalistas profissionais, estima Bora Zivkovik, uma estudante de doutorado que escreve A blog Around the Clock, um blog científico bastante popular.

Estes mil blogs de ciência fornecem opiniões sobre temas atuais na área tais como evolução, mudanças climáticas ou têm a finalidade de atrair a opinião de cientistas em assuntos da literatura ou política científica. De acordo com Technorati, o blog científico mais visitado da atualidade é o Pharyngula com cerca de 20 mil acessos por dia. A linguagem informal e o formato breve e informativo dos posts encontrados nos blogs são os principais atrativos para tanto sucesso de público, afirmam os blogueiros (responsáveis pelos blogs), bem como a possibilidade de formar comunidades online por meio dos comentários deixados nos posts.

Muitos cientistas utilizam blogs de ciência para postar informação sobre seu trabalho e assim obter comentários de outros cientistas e também de pessoas fora do círculo usual de leitores. Alguns autores sugerem até mesmo postar nos blogs parte dos trabalhos antes de publicá-los para estimular a troca de idéias e trazer à tona novas perspectivas. Cientistas que fazem uso do blog encaram seu uso como um complemento à comunicação científica clássica realizada por meio dos periódicos. Muitos cientistas, porém, ainda encaram o blog como uma distração pouco atraente do seu mundo real e acham que tem muito pouco a ganhar comentando seu trabalho com leigos ou especialistas em outras áreas. Outros acham atraente a possibilidade de se comunicar através dos blogs, mas o fazem anonimamente, com receio de serem considerados pouco sérios ou de dedicarem tempo a tarefas não reconhecidamente acadêmicas.

Uma evidência de que o blog se afirma progressivamente como meio de comunicação científica é o fato de que alguns periódicos científicos renomados, com alto fator de impacto, adotaram nos seus websites o blog como meio formal para disseminar e promover discussões sobre trabalhos publicados na sua comunidade de leitores. Dos 50 periódicos com maior fator de impacto segundo o Journal Citation Reports (da Thomson Reuters) e indexados no MEDLINE, 14 deles têm um ou mais blogs associados ao site oficial. Estes blogs associados a periódicos tradicionais podem ajudar a fechar a lacuna existente entre a literatura científica clássica e a comunidade. Neles, os leitores podem postar comentários e assim iniciar uma discussão com os autores e outros leitores. Estas discussões contribuem para aumentar a visibilidade dos trabalhos e estimular o intercâmbio de idéias entre pares.

A revista Nature tem uma ampla coleção de blogs para atender a todos os periódicos de seu grupo editorial. Em seu website há também uma página portal dedicada a indicar e catalogar blogs científicos de boa procedência separados por assunto. A Public Library of Science e o BioMEd Central que publicam periódicos em acesso aberto fazem uso intensivo de blogs.

A BIREME/OPAS/OMS (Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) colabora com o Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases (TDR/OMS) no desenvolvimento e operação do portal TropIKA.net para a disseminação de informação científica relacionada às principais doenças infecciosas que afetam principalmente as populações de países em desenvolvimento. Uma das fontes de informação do TropIKA.net é o portal de blogs, que inclui o blog científico TropIKA e blogs de eventos científicos como o Fórum 11, a Conferência Ministerial de Algiers sobre Pesquisa em Saúde na Região Africana e a Conferência Ministerial de Bamako sobre Pesquisa em Saúde, nos quais o TDR teve participação destacada.

O objetivo do TropIKA Blog é publicar textos elaborados pela Equipe Editorial e pesquisadores da área da saúde sobre eventos, publicações, pesquisas etc. relacionadas às doenças infecciosas e parasitárias do portal TropIKA.net e estimular a participação da comunidade científica com comentários sobre essas matérias. Os blogs de eventos foram criados para a publicação de comentários sobre as palestras e outras atividades realizadas durante os mesmos, permitindo também a participação da comunidade científica.

Os Blogs do TropIKA.net constituem a primeira experiência da BIREME com o desenvolvimento de blogs, mas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no LIS Regional - Localizador de Informação em Saúde estão sendo referenciados blogs existentes na área de ciências da saúde, elaborados por instituições e pesquisadores reconhecidos.

Entre os organismos de cooperação técnica internacional, destaca-se o pioneirismo da Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em publicar um blog (acesse aqui) que aborda periodicamente questões críticas para o desenvolvimento da saúde na região.

A adoção de Blogs por instituições e periódicos científicos indica que o fenômeno tende a crescer e a se firmar como ferramenta de comunicação rápida, informal e que atinge um número muito grande de leitores num curto espaço de tempo, e mais importante, está adquirindo a credibilidade de que a comunicação científica não pode prescindir.

Além da catalogação de Blogs em ciências da saúde, a BIREME estará promovendo o uso de blogs no contexto da BVS de modo a ampliar os meios de comunicação científica e técnica em saúde.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde (http://www.bireme.br/php/index.php)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Moda ou Mídia?

Será que o fenómeno dos blogs, pois trata-se de um verdadeiro fenómeno, não é mais do que uma moda ou, pelo contrário, é um novo meio de comunicação e informação que já tem o seu lugar na sociedade e cujo papel é já reconhecido por todos, inclusive pela comunicação social?

Vejamos um pouco da sua história.
O primeiro blog surgiu em 1997 com Jorn Barger que criou o termo “Weblog”, e que mais tarde seria abreviado para blog.
No início, eram apenas páginas da web onde alguns divulgavam as suas ideias e opiniões. Em 1999, diversas empresas lançaram softwares que automatizaram a publicação em blogs, que passou a estar “à mão” de qualquer um, pois nem sequer eram necessários grandes conhecimentos de informática para se criar um blog. Em 2000, a criação do “permalink” veio alterar mais uma vez a blogosfera. Agora, os blogs tinham uma localização permanente, sendo assim facilitada a sua procura. Surgiu, também, a possibilidade de se fazer comentários aos artigos publicados nos blogs.

Estava assim criada uma nova forma de comunicação e informação acessível a qualquer pessoa, independentemente da sua actividade profissional. Qualquer um, profissional da comunicação, escritor, figura pública ou simples cidadão, pode criar o seu blog, publicar as
suas ideias, emitir as suas opiniões, que podem ser lidas e comentadas por qualquer outra pessoa em qualquer lugar e em tempo real. É esta a grande riqueza dos blogs.

Dai em diante a blogosfera não parou de crescer a um ritmo estrondoso.

Em 1999, o número de blogs a nível mundial era de cerca de 50. No final de 2000, de poucos milhares. Em 2003, estimava-se que eram cerca de 4 milhões. Actualmente, de acordo com o estudo “State of Blogosphere” existem mais de 50 milhões de blogs, e o seu número continua a crescer a um ritmo verdadeiramente surpreendente.

Os portugueses, também, não ficaram imunes a este fenómeno. Raro é aquele, com acesso à net, que não tenha já visitado um blog, publicado um post ou, simplesmente, feito um comentário. Termos como blogue, blogista, blogosfera, post, fazem já parte da linguagem de muitos portugueses.

Em Janeiro de 2003 existiam em Portugal 174 blogs, alguns meses depois (em Julho) eram 905. E desde então, o seu número tem aumentado de uma forma vertiginosa. O seu lugar e papel como um novo meio de comunicação e informação são já reconhecidos por todos. Basta ver que hoje em dia quase toda a imprensa escrita tem o seu próprio blog.

Com os blogs nasceu uma nova forma de comunicação e informação só o tempo o dirá, mas estou convencida que a blogosfera nunca irá desaparecer. Está sempre em mutação, com blogs que acabam e outros que nascem. Com novos temas, novos blogistas, novos interesses…

Fonte: Kiki Anahory Garin